Arte e Cultura em Brasília de Minas
Neste sábado (26), foi realizada a primeira feira de ciências pela Escola Estadual Cremilda Passos com a temática “Sertão”.
Na Semana da Educação para a vida, foi realizada a primeira feira de ciências “Arte e Cultura” na Escola Estadual Cremilda Passos, onde foi concretizado um projeto com o tema Sertão, com a pretensão de promover a participação ativa dos alunos. Desenvolvida na prática pedagógica e cotidiana da escola, os alunos fizeram ações de projetos e pesquisas, dando visibilidade e valorização da cultura local. “A gente trabalhou em cima de um tema muito nacionalista, e isso reforçou o senso de cultura, o senso de patriotismo que tenho, e me ajudou bastante a entender melhor as origens do meu país”, explicou o estudante Marco Antônio.
A feira contou com a participação de danças típicas, artesanatos, amostras de frutos, plantas, personalidades do cerrado, hábitos e costumes do sertanejo, recursos sustentáveis e leitura de cordel. “Escolhemos esse tema devido a gente perceber que os jovens estão perdendo a riqueza que possui o sertão, a nossa região é sertaneja, e a gente pode desenvolver um belo trabalho”, afirmou a diretora da escola, Ivaneide José de Oliveira.
Os artesanatos foram produzidos pelos próprios alunos. Segundo a professora de português, Isabela Nogueira: “Ainda faltou concretizar muitas ideias, alguns ajudaram, outros bagunçaram, mas todos contribuíram de alguma forma”. O projeto demorou cerca de 30 dias para ser concretizado, e o destino dos artesanatos e afins, ficarão à mercê dos próprios alunos, já que são de propriedades deles.